A Honda revelou ter sido contactada por diversas equipas desde que confirmou a sua inscrição como fornecedora de motores para os novos regulamentos da Fórmula 1.
O construtor japonês continua a trabalhar em parceria com a Red Bull apesar de ter abandonado a Fórmula 1 de forma oficial no final de 2021, mas cortará os seus laços com a equipa de Milton Keynes quando esta se juntar à Ford.
Embora não tenha confirmado o regresso à Fórmula 1 como fornecedora de motores, a Honda inscreveu-se no novo ciclo regulamentar do campeonato, o que significa que participará ativamente nas discussões relativas às unidades motrizes de 2026.
“Depois de termos feito a inscrição, fomos contactados por várias equipas de Fórmula 1”, disse esta segunda-feira Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.
“Por agora, gostaríamos de estar atentos ao rumo da Fórmula 1 e apenas ver como as coisas evoluem. Não temos nenhuma decisão concreta sobre se vamos ou não voltar a participar na Fórmula 1.”
“Mas da perspetiva do desenvolvimento tecnológico, acreditamos que fazer parte da Fórmula 1 vai ser uma ajuda. Portanto, é esse o ponto de situação.”
Watanabe explicou que a utilização de combustíveis totalmente sustentáveis e um maior foco na parte elétrica da unidade motriz são fatores que podem atrair a marca para a Fórmula 1.
“A Fórmula 1 está a avançar claramente no sentido da eletrificação, e a neutralidade em carbono é um objetivo em toda a Honda”, acrescentou. “Pensamos que a direção futura da Fórmula 1 está de acordo com o nosso objetivo, portanto foi por isso que decidimos inscrever-nos como fabricante de unidades motrizes.”
“Estamos curiosos sobre o rumo da Fórmula 1. Sendo a Fórmula 1 a categoria de topo no desporto motorizado, como é que a eletrificação vai ter impacto no campeonato? Gostaríamos de estar muito atentos a isso.”