Depois de um início de parceria bem sucedido em 2019, com três vitórias e poucos problemas de fiabilidade, a Honda acredita que a Red Bull pode cumprir a temporada de 2020 com apenas três motores.
Os primeiros dias de testes de pré-temporada de 2020 mostraram um Red Bull RB16 forte do ponto de vista da fiabilidade, indicações que fazem com que a Honda acredite que poderá realizar todas as corridas deste ano sem trocar o motor dos seus carros mais vezes do que o permitido.
“Esse é o nosso programa e, por isso, tentaremos seguir essa alocação sem penalizações”, disse Masashi Yamamoto, diretor da Honda F1.
“Fomos bastante competitivos na segunda metade da última temporada e a fiabilidade também foi muito boa. Por isso, tentamos dar continuidade a essa fiabilidade com mais potência. Esse foi o nosso foco.”
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, confirmou que um quarto motor só será introduzido caso surjam ganhos significativos ao nível do desempenho.
“Não estamos a planear um quarto motor neste momento”, afirmou. “O plano passa por utilizar três.”
“Se forem 21 corridas [sem a China], é óbvio que a nossa vida ficará um pouco mais fácil. Se precisássemos de usar um quarto motor, tentaríamos minimizar o impacto disso e introduzi-lo no lugar certo.”