Max Verstappen está mais perto de incorrer em penalizações na grelha de partida após a Honda ter descoberto um problema na unidade motriz que esteve envolvida no forte acidente do holandês em Silverstone.
Depois de ter sido inspecionado pelos engenheiros da Honda no Japão, o motor em questão foi testado por Verstappen nas sessões de treinos livres de sexta-feira em Budapeste.
Embora o teste bem sucedido tenha levado o fabricante japonês a dar luz verde à Red Bull para continuar a utilizar a unidade motriz, uma nova verificação antes da corrida resultou na deteção de uma anomalia que não estava presente no final do dia de sexta-feira.
A estreia de uma terceira unidade motriz em 11 corridas coloca Verstappen numa posição delicada no que à gestão de componentes diz respeito, uma vez que o piloto da Red Bull será forçado a recuar posições na grelha de partida caso recorra a mais um motor ao longo das 12 corridas que restam em 2021.
“Durante as verificações pós-qualificação, notamos algo na unidade motriz do Max que poderia ter-se desenvolvido ao longo do fim de semana, provavelmente um efeito colateral do acidente de Silverstone”, lê-se no comunicado lançado esta manhã pela Honda.
“Portanto, trocamos para uma unidade motriz da mesma especificação. De acordo com os regulamentos, o Max está autorizado a partir da terceira posição na grelha, sem qualquer penalização.”