Franz Tost, diretor de equipa da AlphaTauri, espera que Pierre Gasly e Yuki Tsunoda possam continuar a formar o alinhamento de pilotos da Scuderia em 2022.
Gasly, que está a cumprir a sua terceira temporada completa ao serviço da AlphaTauri, conquistou 39 dos 49 pontos que a equipa soma à entrada para a corrida da Hungria, ao passo que Tsunoda pontuou por quatro vezes nas suas 10 primeiras corridas na Fórmula 1.
Quando lhe perguntaram se a equipa tirará partido da pausa de verão para confirmar a sua dupla de pilotos para 2022, Tost respondeu: “Sim, espero que sim.”
“Espero que entremos no próximo ano com o Pierre e o Yuki. Não vejo qualquer razão para mudar alguma coisa na pausa de verão.”
“O Pierre está a fazer um trabalho fantástico e o Yuki é um novato e também está a fazer um bom trabalho. Ele tem de adquirir experiência e aprender muito. Isso não é nada de especial, é lógico com os jovens pilotos. É o risco que se corre quando entra um rookie.”
Na primeira metade da temporada de 2021, Tsunoda cometeu vários erros nas sessões de treinos livres e de qualificação que condicionaram alguns dos seus fins de semana e levaram a AlphaTauri a sugerir que o japonês abordasse esses momentos de forma mais calma.
O mais recente erro de Tsunoda surgiu em Budapeste, com uma saída de pista no primeiro treino livre a impedi-lo de completar uma rodagem significativa na sexta-feira do Grande Prémio da Hungria.
No entanto, Tost acredita que o seu piloto está a progredir e será capaz de adotar uma postura mais inteligente nas sessões iniciais dos Grandes Prémios.
“Estamos no bom caminho com o Yuki, ele está a aprender depressa”, acrescentou. “Por vezes, ele está um pouco motivado demais.”
“Não devemos esquecer que ele está aqui pela primeira vez com um carro de Fórmula 1 e, se olharmos para os tempos do início do primeiro treino livre, ele estava muito, muito rápido.”
“Depois disso, talvez ele tenha sido um pouco rápido demais. Eu disse-lhe que é melhor ser um pouco mais lento no primeiro treino livre e fazer muitas voltas, porque cada volta ajuda-o a aumentar a sua compreensão técnica e a sua experiência.”