Uma nova especificação do motor de 2019 da Honda será introduzida pelo fabricante japonês no Grande Prémio do Azerbaijão com o intuito de corrigir os problemas de fiabilidade encontrados no início da temporada e dar aos seus pilotos alguma potência adicional nas longas retas de Baku.
Embora a ‘Especificação 2’ proporcione um pequeno aumento de potência aos monolugares da Red Bull e da Toro Rosso, a Honda confirmou que a principal melhoria está relacionada com a fiabilidade, após uma questão de “controlo de qualidade” ter levado à substituição do motor do carro de Daniil Kvyat nos treinos livres da China.
“Este fim de semana, introduziremos a segunda especificação do nosso motor de combustão interna em todos os quatro carros”, revelou Toyoharu Tanabe, diretor técnico da Honda Racing.
“Uma das razões para trazê-la para esta corrida é o facto de termos descoberto que um problema no controlo de qualidade estava relacionado com a falha no motor do Kvyat na China. Os principais benefícios da segunda versão são uma maior durabilidade e vida útil e melhor fiabilidade. Também oferece uma ligeira melhoria no desempenho.”
Recorde-se que o problema de Kvyat e o violento acidente de Alexander Albon em Xangai forçaram a Toro Rosso a instalar o segundo motor da época nos respetivos carros, pelo que os dois pilotos serão penalizados quando voltarem a substituir algum componente.
Os pilotos estão autorizados a usar três motores de combustão interna, turbos e MGU-Hs ao longo da temporada. No que diz respeito ao MGU-K, ao sistema de armazenamento de energia e ao controlo eletrónico, apenas dois podem ser utilizados.