Os diretores de equipa da Fórmula 1 contrariaram a opinião dos pilotos no que à extensão dos testes de pré-temporada diz respeito, com Christian Horner a sugerir mesmo uma redução adicional do tempo em pista antes da primeira corrida.
O facto de a Fórmula 1 ter reduzido os testes de pré-temporada de seis para três dias em 2023 motivou críticas por parte dos pilotos, que consideram a quilometragem acumulada no Bahrain insuficiente em termos de preparação para o primeiro Grande Prémio do ano.
No entanto, esta quinta-feira, os responsáveis pelas equipas mostraram-se satisfeitos com a mudança implementada pela Fórmula 1.
“Olhem para a fiabilidade que tivemos esta manhã”, começou por dizer Horner, diretor de equipa da Red Bull. “Penso que tivemos uma bandeira vermelha logo no início que foi resolvida muito rapidamente.”
“Os regulamentos estão bastante estáveis. Até podes argumentar o contrário: Quando olhas para a fiabilidade, quase podes dizer que com a quantidade de corridas que os promotores estão a colocar no calendário, porque não fazer dois dias de testes e ir para a corrida?”
“Se isso criar um pelotão um pouco mais baralhado no início da temporada, será que isso é assim tão mau?”
“Com os motores e os regulamentos atuais, penso que três dias é um número bastante amplo.”
George Russell referiu recentemente que cada equipa deveria estar autorizada a participar com dois carros no teste de pré-temporada para compensar o reduzido programa imposto pela Fórmula 1, perspetiva que não é partilhada pelo diretor de equipa da Mercedes.
“A Fórmula 1 tem um plano sólido para continuarmos onde estamos e talvez termos mais alguma flexibilidade com os dias de filmagens”, afirmou Toto Wolff. “Não acho que devamos aumentar os custos ao utilizar um segundo carro ou fazer mais dias.”
Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Ferrari, também considera que três dias de testes são suficientes num ano de estabilidade a nível regulamentar.
“Esta temporada é a continuidade da anterior”, disse o francês. “Não creio que faça sentido duplicar a quilometragem no período de inverno.”
“Talvez para os novos regulamentos possamos regressar a um programa de testes mais robusto para nos prepararmos da melhor forma.”