Nico Hulkenberg foi penalizado com três posições na grelha por ter desrespeitado as instruções do diretor de corrida na sessão de qualificação em Abu Dhabi.
O piloto da Haas tinha garantido um brilhante quarto lugar na grelha de partida para o seu último Grande Prémio com a equipa, mas foi colocado sob investigação logo após o término da sessão.
Depois de terem ouvido as explicações de Hulkenberg, os comissários desportivos aplicaram uma penalização de três lugares, o que faz com que o alemão caia para sétimo na grelha.
Segundo os comissários desportivos, Hulkenberg não seguiu as instruções do diretor de corrida ao ultrapassar dois carros no túnel de saída da via das boxes.
“O piloto não contestou durante a audiência que não seguiu as instruções do diretor de corrida, mas afirmou que não tinha outra opção senão violar as regras para conseguir completar uma volta”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Embora os comissários desportivos reconheçam que a posição das garagens da equipa limita as suas
opções para enviar os carros para a pista, este facto nunca pode ser usado como desculpa para violar qualquer regulamento. A proibição de ultrapassagem em certas zonas como a via das boxes ou, neste caso, a saída das boxes, é implementada para evitar situações potencialmente perigosas e, por conseguinte, os comissários desportivos determinam que se justifica uma penalização na grelha neste caso.”