Indianápolis, a oval mais famosa do mundo, recebe hoje a 104ª edição das míticas 500 Milhas. 33 pilotos, incluindo Fernando Alonso, discutirão o triunfo na prova mais importante do calendário da IndyCar Series.
Depois de ter abandonado em 2017 e de não ter conseguido qualificar-se para a corrida em 2019, Alonso continua à procura de completar a Tripla Coroa do desporto motorizado e tentará juntar a vitória em Indianápolis aos triunfos que alcançou no Grande Prémio do Mónaco e nas 24 Horas de Le Mans.
No entanto, o piloto espanhol, que representa as cores da Arrow McLaren SP, ocupará apenas o 26º lugar na grelha de partida, logo atrás de Simon Pagenaud, vencedor da edição de 2019.
Recorde-se que a participação de Alonso não se repetirá num futuro próximo, já que o piloto que regressará à Fórmula 1 com a Renault em 2021 não receberá autorização do construtor francês para competir em Indianápolis.
Ex-pilotos de Fórmula 1
Para além de Alonso, a Fórmula 1 estará representada em Indianápolis através dos ex-pilotos Takuma Sato, Alexander Rossi, Marcus Ericsson e Max Chilton.
Grelha de partida
Marco Andretti, neto de Mario Andretti, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1978 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1969, arrancará pela primeira vez da pole position após ter realizado as suas quatro voltas de qualificação a uma média de 371,87 km/h.
Linha 1: Marco Andretti, Scott Dixon, Takuma Sato
Linha 2: Rinus Veekay, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe
Linha 3: Alex Palou, Graham Rahal, Alexander Rossi
Linha 4: Colton Herta, Marcus Ericsson, Spencer Pigot
Linha 5: Josef Newgarden, Felix Rosenqvist, Patricio O’Ward
Linha 6: Ed Carpenter, Zach Veach, Conor Daly
Linha 7: Santino Ferrucci, Jack Harvey, Oliver Askew
Linha 8: Will Power, Tony Kanaan, Dalton Kellett
Linha 9: Simon Pagenaud, Fernando Alonso, James Davison
Linha 10: Helio Castroneves, Charlie Kimball, Max Chilton
Linha 11: Sage Karam, J.R. Hildebrand, Ben Hanley
Horário
18h00: Pré-corrida – Sport TV 5
19h30: Corrida – Sport TV 5