São muitos os jovens pilotos das fórmulas de promoção que terão a oportunidade de brilhar no primeiro teste da temporada de 2018 no circuito de Barcelona.
Após ter recebido o Grande Prémio de Espanha, a pista catalã será agora palco de uma sessão de testes de dois dias da Fórmula 1.
No que ao alinhamento de pilotos diz respeito, Mercedes e Haas são as únicas equipas que mantêm os seus pilotos titulares e testarão, respetivamente, com Lewis Hamilton e Romain Grosjean no primeiro dia e com Valtteri Bottas e Kevin Magnussen no segundo.
Na Ferrari, Sebastian Vettel estará de volta ao traçado espanhol com o SF71H no primeiro dia e cederá o monolugar ao piloto de reserva Antonio Giovinazzi para o segundo dia.
Um dos alinhamentos de pilotos mais surpreendentes desta sessão de testes surge da Red Bull. Se no primeiro dia a escolha de Max Verstappen parece ser natural e lógica, no segundo a equipa optou inesperadamente por colocar Jake Dennis ao volante do RB14 em Barcelona.
Dennis já fez carreira nos monolugares ao participar em campeonatos como a Formula Renault 2.0 ou a Formula 3 Europeia e até já ganhou corridas em Portugal, tendo estado nos últimos anos a competir no campeonato Blancpain GT Series Endurance Cup com um Aston Martin.
O seu trabalho na Red Bull passa pelo simulador e o objetivo é conseguir conciliar os dados obtidos em Milton Keynes com o trabalho que desenvolver em pista.
McLaren e Force India estarão ao serviço da Pirelli para testes de desenvolvimento dos pneus de 2019 e terão, por isso, dois carros em pista nos dois dias de testes em Barcelona.
Na McLaren os MCL33 serão entregues a Lando Norris e Stoffel Vandoorne no primeiro dia, enquanto no segundo os dois partilharão o mesmo carro para dar uma oportunidade ao britânico Oliver Turvey, que completará assim um dia de testes completo.
Quanto à Force India, estará representada pelo canadiano Nicholas Latifi e pelo piloto da Fórmula 2 George Russell no primeiro dia. No segundo dia, Latifi regressa à pista com o VJM11 na companhia do russo Nikita Mazepin.
Na Renault, Carlos Sainz estará em pista com o R.S.18 no primeiro dia e Jack Aitken, outro piloto da Fórmula 2, fará a sua estreia pela equipa no segundo dia.
Oliver Rowland terá a sua primeira experiência ao volante do Williams FW41 quando fizer a sua estreia com a equipa no primeiro dia. O piloto de 25 anos compete no WEC com a Manor e foi nomeado piloto de desenvolvimento da Williams em Fevereiro.
No segundo dia será a vez de Robert Kubica regressar ao habitáculo do carro que conduziu na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha.
Outro piloto da Fórmula 2 presente nesta sessão será Sean Gelael, que testará o Toro Rosso no primeiro dia e será substituído por Pierre Gasly no segundo.
Antonio Giovinazzi já fez algumas corridas pela Sauber quando substituiu Pascal Wehrlein em 2017 e experimentará pela primeira vez o C37 no dia de abertura do teste, antes de passar para os comandos do Ferrari SF71H e ceder o Sauber a Charles Leclerc para o segundo dia.
Alinhamento de pilotos do teste de Barcelona
Mercedes: Lewis Hamilton/Valtteri Bottas
Ferrari: Sebastian Vettel/Antonio Giovinazzi
Red Bull: Max Verstappen/Jake Dennis
Force India: Nicholas Latifi/Nikita Mazepin/George Russell
Williams: Oliver Rowland/Robert Kubica
Renault: Carlos Sainz Jr/Jack Aitken
Toro Rosso: Sean Gelael/Pierre Gasly
Haas: Romain Grosjean/Kevin Magnussen
McLaren: Lando Norris/Stoffel Vandoorne/Oliver Turvey
Sauber: Antonio Giovinazzi/Charles Leclerc