Nicholas Latifi questionou a forma como os comissários desportivos abordaram o seu incidente com Zhou Guanyu em Singapura.
O canadiano foi considerado responsável pela colisão que terminou com a corrida de ambos os pilotos e recebeu uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para o Grande Prémio do Japão.
“Estou obviamente desapontado por não ter feito todas as voltas”, disse Latifi. “Fui ver brevemente os comissários desportivos apenas porque eles tomaram a decisão sem falar com os pilotos, o que achei um pouco estranho.”
“Especialmente porque estávamos os dois fora da corrida e não havia pressa para tomar a decisão. Normalmente, quando isso acontece, eles falam sempre com os dois pilotos.”
Embora admita ter causado a colisão com o seu rival da Alfa Romeo, Latifi considera que a penalização atribuída pelos comissários desportivos não foi a mais adequada.
“A regra é deixar o espaço de um carro, o que eu obviamente não fiz”, acrescentou. “Olhando para a repetição, a linha em que eu estava a alargar à saída da Curva 3 e depois a cortar para a travagem era a mesma que estava a seguir em todas as outras voltas.”
“E o problema é que ele estava perfeitamente no meu ângulo cego à saída. Olhei para os dois lados pelos espelhos, dá para ver isso no meu onboard. Olhei para a esquerda, olhei para a direita e não o vi.”
“Se não vejo onde ele está, sigo a minha linha normal. Por isso, sim, se fores com base nessa regra de deixar o espaço, compreendo porque me deram a penalização.”
“A única coisa é que penso que o Zhou deveria ter tido mais consciência disso, ele sabe que há um ângulo cego com estes carros. Ele estava perfeitamente no meu ângulo cego. Por isso, mais uma vez, não escolhi uma linha errática, era a linha que eu estava sempre a seguir.”
“Não estou tão frustrado com a penalização, mas com o facto de não terem querido falar sobre isso. E terá sido a penalização certa? Porque eles deram-me uma penalização de cinco lugares, a mesma que deram ao Bottas por fazer bowling com outros carros na Hungria no ano passado, o que é muito pior do que um acidente entre dois carros.”
“Sempre que há um acidente com dois carros, a penalização é de três lugares.”