Charles Leclerc acredita que a temporada de 2020 foi a melhor da sua carreira na Fórmula 1, justificando essa convicção com o seu desempenho em pista ao volante de um pouco competitivo SF1000.
O piloto monegasco terminou o campeonato na oitava posição e esteve longe de igualar as sete pole positions e as duas vitórias que tinha alcançado em 2019.
No entanto, Leclerc somou quase o triplo dos pontos do seu colega de equipa e subiu por duas vezes ao pódio com um carro que levou a Ferrari ao sexto lugar entre os construtores, o pior resultado da formação de Maranello desde 1980.
“Penso que há dois lados da temporada para mim”, disse Leclerc. “Pessoalmente, acho que é a minha melhor temporada na Fórmula 1. Estou muito feliz com a minha temporada e com o que mostrei em pista.”
“Arrisquei, o que na maior parte das vezes correu bem, e isso fez-nos ganhar muitos pontos. Em algumas ocasiões também não correu da forma como eu queria e perdemos alguns pontos.”
“Mas penso que foi uma temporada muito positiva em termos do meu próprio desempenho. Estou muito feliz com isso e agora estou ansioso pelo próximo ano para ver quanto ganharemos.”
Leclerc, que afirma que se apercebeu das dificuldades que a Ferrari enfrentaria em 2020 ainda antes do início da temporada, espera que as lições recolhidas possam contribuir para um passo “na direção certa” em 2021.
“Depois dos testes de Barcelona, acho que todos sabíamos que algo não estava bem”, acrescentou. “Embora fosse muito difícil aceitar a situação após a primeira corrida, porque a realidade era óbvia, trabalhamos muito durante a temporada, e trabalhamos de forma construtiva.”
“E penso que melhoramos a partir desse momento. Foram pequenos passos, mas como disse, pequenos passos na direção certa, e isto nem sempre é um dado adquirido na Fórmula 1.”
“Penso que aprendemos muito com esta temporada. E penso que só voltaremos mais fortes. Espero que possamos mostrar isso em pista no próximo ano.”
“Não sei quão grande será o passo que daremos no próximo ano, mas tenho a certeza de que será um passo na direção certa.”