Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes, acredita que as alterações aerodinâmicas impostas pela FIA farão com que os tempos por volta de 2020 não sejam batidos no próximo ano.
Em 2021, com o intuito de reduzir os custos após uma temporada fortemente condicionada pela pandemia, as equipas estarão forçadas a utilizar o mesmo chassis de 2020.
No entanto, como os recentes ganhos de desempenho têm levado os pneus da Pirelli ao limite (e provocado alguns incidentes), a FIA optou por impor diversas restrições aerodinâmicas – principalmente no fundo plano do carro, na área localizada à frente da roda traseira.
Estas restrições, que condicionarão a forma como o fluxo de ar pode ser explorado para melhorar o downforce, aliadas ao facto de a Pirelli estar a preparar pneus mais resistentes e, consequentemente, mais pesados, levam Wolff a acreditar que os carros serão um pouco mais lentos no próximo ano.
“Penso que não”, disse Wolff quando lhe perguntaram se os carros serão mais rápidos em 2021. “A aerodinâmica foi consideravelmente restringida no fundo plano em torno dos pneus e vai ser preciso algum tempo para recuperar.”
“Ainda estamos a meio do nosso desenvolvimento para o próximo ano, mas duvido que cheguemos lá rapidamente. Nesse aspeto, e com os pneus a ficarem um pouco mais duros, penso que não estaremos perto dos tempos por volta que vimos este ano. Pelo menos não na primeira metade do ano.”