Charles Leclerc conquistou a terceira pole position da sua carreira numa sessão de qualificação que terminou com uma dobradinha da Ferrari em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco repetiu o feito alcançado no Bahrain e na Áustria ao superar o outro Ferrari de Sebastian Vettel por mais de sete décimos na Bélgica.
Um acidente na terceira sessão de treinos livres não impediu Lewis Hamilton de participar na qualificação e o britânico arrancará do terceiro posto, partilhando a segunda linha com o colega de equipa Valtteri Bottas.
Max Verstappen foi um distante quinto classificado e a Renault dominou o segundo pelotão, com Daniel Ricciardo na frente de Nico Hulkenberg.
Kimi Raikkonen levou o Alfa Romeo ao oitavo posto e terminou diante do Racing Point de Sergio Perez, enquanto Kevin Magnussen fechou os dez primeiros com o Haas.
Eliminados no Q2 ficaram o Haas de Romain Grosjean, o McLaren de Lando Norris, o Racing Point de Sergio Perez, o Red Bull de Alex Albon e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
Os problemas nos motores de Robert Kubica e Antonio Giovinazzi marcaram a primeira fase da qualificação e a paragem do Alfa Romeo causou uma bandeira vermelha que impediu alguns pilotos de realizarem as suas derradeiras voltas rápidas.
Sendo assim, ficaram de fora o Toro Rosso de Pierre Gasly, o McLaren de Carlos Sainz, o outro Toro Rosso de Daniil Kvyat e os Williams de George Russell e Kubica.
De notar, no entanto, que as muitas penalizações a atribuir ainda alterarão a ordem da grelha de partida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica