Está concretizado um sonho de infância! Charles Leclerc prestou tributo à memória de Anthoine Hubert ao conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 1 em Spa-Francorchamps.
O piloto monegasco, que tinha arrancado da pole position, defendeu-se da pressão tardia de Lewis Hamilton para se estrear a vencer com a Ferrari.
Embora não tenha conseguido bater Leclerc na Bélgica, Hamilton é cada vez mais líder do campeonato, já que superou o colega de equipa Valtteri Bottas, que completou o pódio depois de nunca ter estado em posição de lutar pela vitória.
Sendo o primeiro dos pilotos das equipas da frente a parar para trocar de pneus, Sebastian Vettel ainda chegou a liderar a corrida mas passou por claras dificuldades com a degradação do composto médio.
O alemão recebeu ordens para deixar passar um Leclerc mais rápido e com pneus mais frescos e acabou por ser ultrapassado pela dupla de pilotos da Mercedes, terminando assim às portas do pódio e fazendo a volta mais rápida depois de voltar a parar para colocar pneus macios.
Lando Norris arrancou da 11ª posição mas tirou partido do caos lançado por uma colisão entre Max Verstappen e Kimi Raikkonen na primeira curva para assumir desde logo o quinto posto.
O piloto da McLaren liderou confortavelmente o segundo pelotão durante toda a corrida mas um problema no seu MCL34 fez com que não visse a bandeira de xadrez e não fosse além de um dececionante 11º lugar.
Partindo para a sua primeira corrida com a Red Bull da 17ª posição, Alex Albon apostou numa estratégia diferente e pôde utilizar os pneus mais macios nas últimas voltas, o que fez com que ultrapassasse alguns pilotos do segundo pelotão para recuperar até quinto.
Sergio Perez esteve em bom plano e confirmou a rapidez da Racing Point neste traçado ao cruzar a linha de meta em sexto, depois de ter sido superado por Albon nas últimas curvas.
Daniil Kvyat somou mais uns importantes pontos para a Toro Rosso com o sétimo lugar, diante do Renault de Nico Hulkenberg, outro dos protagonistas da intensa batalha do segundo pelotão.
Pierre Gasly regressou à Toro Rosso com um positivo nono lugar e Lance Stroll fechou os lugares pontuáveis com o segundo Racing Point.
Quando rodava em nono e se preparava para regressar aos pontos, Antonio Giovinazzi não evitou uma saída de pista e juntou-se à lista de abandonos.
Verstappen, após uma inevitável colisão com as barreiras na sequência da colisão com Raikkonen, e Carlos Sainz com problemas na primeira volta, também não terminaram a corrida.
Classificação do Grande Prémio da Bélgica