Charles Leclerc está na pole position pelo quarto ano consecutivo em Baku, enquanto Lando Norris complicou as suas hipóteses de roubar pontos a Max Verstappen ao ser eliminado na primeira fase da sessão.
O piloto monegasco da Ferrari conquistou o primeiro lugar na grelha de partida ao rodar em 1:41.365, tempo que lhe permitiu superar o McLaren de Oscar Piastri por mais de três décimos de segundo.
Carlos Sainz colocou o outro carro da Scuderia no terceiro posto e partilhará a segunda linha da grelha com o Red Bull de Sergio Pérez.
George Russell terminou em quinto e Verstappen não foi além da sexta posição.
No entanto, o neerlandês da Red Bull arrancará 11 lugares à frente de Norris, que foi prejudicado por bandeiras amarelas no final do Q1 e alinhará em 17º.
Lewis Hamilton registou a sétima marca, diante do Aston Martin de Fernando Alonso.
Franco Colapinto brilhou na sua segunda sessão de qualificação na Fórmula 1 ao garantir o nono posto, à frente do colega de equipa Alex Albon.
Oliver Bearman foi eliminado no Q2, mas bateu Nico Hulkenberg e partirá do 11º lugar para a sua primeira corrida com a Haas.
Atrás do britânico ficaram o RB de Yuki Tsunoda, o Alpine de Pierre Gasly, o outro Haas de Hulkenberg e o Aston Martin de Lance Stroll.
O RB de Daniel Ricciardo ficou de fora na primeira fase da sessão, juntamente com o McLaren de Norris, os Sauber de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu e o Alpine de Esteban Ocon.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio do Azerbaijão