Charles Leclerc diz que a sua desclassificação do Grande Prémio dos Estados Unidos da América pelo desgaste excessivo da prancha foi uma “surpresa completa” para a Ferrari.
O piloto monegasco e Lewis Hamilton foram excluídos dos resultados da corrida após as pranchas dos seus carros terem sofrido um desgaste superior ao limite máximo permitido pelos regulamentos.
Leclerc afirmou, no entanto, que a sua equipa verificou o desgaste do fundo do monolugar após as sessões de sábado e de domingo e não detetou qualquer anomalia, razão pela qual não realizou alterações para a corrida.
“Honestamente, foi uma surpresa completa”, disse Leclerc. “Porque na sexta-feira, quando pudemos mudar o carro, o desgaste era zero, por isso não estávamos a tocar em lado nenhum.”
“Depois chegámos à corrida e, obviamente, as coisas não mudaram, mas estávamos ilegais. Regras são regras e têm de ser respeitadas, por isso não é uma desculpa dizer que na sexta-feira estávamos bem. Temos de analisar a situação para tentar antecipar melhor o desgaste.”
“Também no sábado à noite, pudemos ver mais ou menos onde estávamos a tocar e pensámos que ainda havia muita margem.”
“E depois terminámos a corrida no domingo e foi uma grande surpresa, por isso ainda estamos a analisar onde é que usámos a prancha mais do que esperávamos.”