Charles Leclerc alcançou a terceira vitória da sua carreira num Grande Prémio de abertura da temporada de 2022 que terminou de forma dramática para a Red Bull.
O piloto monegasco, que saiu da pole position em Sakhir, resistiu ao ataque do Red Bull de Max Verstappen e manteve o primeiro posto no arranque da corrida.
Embora tenha conseguido passar pela liderança durante a espetacular batalha que travou com Leclerc algumas voltas após a partida, Verstappen rapidamente voltou a perder a posição para o seu rival da Ferrari.
Na 46ª de 57 voltas, um princípio de incêndio na unidade motriz do AlphaTauri de Pierre Gasly motivou o abandono do francês e a entrada do Safety Car.
Num reinício de corrida em que todos os pilotos tinham pneus macios à disposição, Leclerc defendeu a sua posição de forma imaculada para colocar a Ferrari no lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde o Grande Prémio de Singapura desde 2019.
A três voltas da bandeirada de xadrez, quando tentava suster os ataques de Carlos Sainz para dar o segundo lugar à Red Bull, Verstappen viu-se forçado a abandonar com um problema mecânico no seu RB18.
Na derradeira volta do Grande Prémio, o dia ganhou contornos de pesadelo para a formação de Milton Keynes, uma vez que uma falha no carro de Sergio Pérez tirou a terceira posição ao mexicano.
Sem ritmo para seguir no encalce dos carros das duas equipas da frente no Bahrain, Lewis Hamilton tirou partido das adversidades alheias e completou os lugares de pódio, diante do outro Mercedes de George Russell.
Na corrida que marcou o seu regresso à Fórmula 1, Kevin Magnussen confirmou o excelente ritmo evidenciado na sessão de qualificação ao colocar o monolugar da Haas num fantástico quinto posto.
São os primeiros pontos para a formação norte-americana na Fórmula 1 desde que Romain Grosjean assegurou o nono lugar no Grande Prémio de Eifel de 2020.
Valtteri Bottas pontuou na sua primeira corrida pela Alfa Romeo ao cruzar a linha de meta no sexto posto, enquanto o Alpine de Esteban Ocon foi sétimo classificado com o Alpine.
Yuki Tsunoda levou o AlphaTauri resistente à oitava posição e ficou à frente do outro Alpine de Fernando Alonso, ao passo que Zhou Guanyu fechou os dez primeiros e conquistou o primeiro ponto da sua carreira.
Classificação do Grande Prémio do Bahrain