Max Verstappen lamenta não ter conseguido garantir um segundo lugar que representaria um “grande resultado” para a Red Bull e admite que corridas como a de Sakhir podem ter um forte impacto nas contas do campeonato.
O campeão em título, que ocupava a segunda posição a três voltas da bandeirada de xadrez, abandonou devido a uma anomalia na bomba de combustível do Red Bull.
Um problema semelhante no RB18 de Sergio Pérez motivou o abandono do mexicano já dentro da última volta do Grande Prémio, fazendo com que a formação de Milton Keynes tenha saído do Bahrain sem qualquer ponto.
“Já estava a ser uma corrida difícil”, começou por dizer Verstappen. “Não tínhamos o mesmo equilíbrio que na sexta-feira e o carro era muito difícil de pilotar.”
“Se eu atacasse demasiado, os travões sobreaqueciam. A estratégia também não foi perfeita, portanto temos de olhar para isso. Houve duas vezes em que não consegui assumir a liderança porque a equipa me disse para ter calma na volta de saída das boxes. Da próxima vez, vou ter de ir mais pelo meu instinto.”
Os problemas no carro de Verstappen intensificaram-se após a terceira paragem nas boxes e forçaram o neerlandês a esforços redobrados ao nível da direção no reinício de corrida.
“Ainda estava em segundo, o que era um bom resultado para começar a temporada, mas após a última paragem comecei a ter alguns problemas com o volante”, acrescentou. “O volante estava sempre preso e eu tinha de fazer muita força para que ele se movesse um pouco. Quanto mais depressa eu ia, mais problemas tinha com ele.”
“Era quase impossível conduzir. Após o reinício, quando estava a defender-me do Carlos, pensei que o segundo lugar seria um grande resultado com todos aqueles problemas. Mas depois disso tive outro problema em que parecia não haver combustível para o motor.”
“Foi extremamente difícil hoje. O facto de estarmos fora com os dois carros e não somarmos pontos é obviamente dramático para nós. Pode ser um problema muito pequeno, mas pode-se perder um campeonato com este tipo de coisas, são pontos muito caros.”