Charles Leclerc estabeleceu o melhor tempo no primeiro treino livre para o Grande Prémio do Mónaco.
Numa sessão em que as equipas da frente não recorreram aos pneus mais macios, o piloto da casa rodou em 1:14.591 e terminou 39 milésimos de segundo na frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Carlos Sainz perdeu apenas 70 milésimos face ao seu colega de equipa e fechou na terceira posição, diante do Red Bull de Max Verstappen, um dos pilotos que falhou a travagem para a primeira curva do traçado durante a sessão.
Lando Norris, ainda a lutar contra uma amigdalite, colocou o McLaren no quinto posto, sendo 27 milésimos mais veloz do que o AlphaTauri de Pierre Gasly.
O outro McLaren de Daniel Ricciardo ficou com o sétimo lugar, ao passo que George Russell foi apenas oitavo classificado com o melhor dos carros da Mercedes.
O Aston Martin de Sebastian Vettel e o Mercedes de Lewis Hamilton completaram os dez primeiros.
Mick Schumacher causou o único período de bandeira vermelha da sessão ao imobilizar o seu Haas à entrada da via das boxes devido a um problema no MGU-K.
Valtteri Bottas voltou a ser condicionado por problemas de fiabilidade, não registando sequer um tempo a bordo do Alfa Romeo em solo monegasco.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Mónaco