Charles Leclerc brilhou na sessão de qualificação em Baku para garantir a pole position pelo quarto Grande Prémio consecutivo.
Depois de uma primeira tentativa em que os quatro primeiros tinham ficado separados por apenas 175 milésimos de segundo, Leclerc realizou uma volta que lhe permitiu ser quase três décimos mais rápido do que o segundo classificado.
O monegasco partilhará a primeira linha da grelha com Sergio Pérez, que confirmou o seu bom momento de forma ao terminar de novo na frente do outro Red Bull de Max Verstappen.
Carlos Sainz, que ocupava o primeiro posto após as primeiras voltas rápidas, cometeu diversos erros na sua última tentativa que o impediram de ir além da quarta posição.
Embora tenha sido quase um segundo mais lento do que Sainz, George Russell colocou o Mercedes na quinta posição, diante do AlphaTauri de Pierre Gasly.
Lewis Hamilton levou o outro Mercedes ao sétimo lugar, enquanto o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Aston Martin de Sebastian Vettel e o Alpine de Fernando Alonso fecharam os dez primeiros.
Lando Norris cometeu um erro no final da sua última volta rápida e falhou a passagem à derradeira fase da sessão, assim como o segundo McLaren de Daniel Ricciardo, o Alpine de Esteban Ocon e os carros da Alfa Romeo, com Zhou Guanyu na frente de Valtteri Bottas.
Eliminados na primeira sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi, o Aston Martin de Lance Stroll, que causou uma bandeira vermelha ao embater nas barreiras da Curva 2, e o outro Haas de Mick Schumacher.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão