Charles Leclerc conquistou a sua segunda pole position da temporada na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália.
O piloto monegasco estabeleceu um tempo de 1:17.868 e partilhará a primeira linha da grelha de partida com o Red Bull de Max Verstappen, que ficou quase três décimos de segundo atrás do seu rival.
Sergio Pérez colocou o outro carro da Red Bull no terceiro posto, enquanto Lando Norris esteve em bom plano ao levar o McLaren à quarta posição.
Lewis Hamilton e George Russell foram cerca de um segundo mais lentos do que Leclerc e registaram a quinta e sexta marcas, respetivamente.
O australiano Daniel Ricciardo iniciará o seu Grande Prémio de casa em sétimo e diante do Alpine de Esteban Ocon.
Depois de ter sido forçado a abortar a sua primeira tentativa devido a uma situação de bandeira vermelha, Carlos Sainz conseguiu apenas o nono tempo na sua derradeira volta.
Fernando Alonso sofreu um acidente originado por um problema hidráulico quando realizava a sua volta rápida e alinhará na décima posição para a corrida.
O AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o AT03 de Yuki Tsunoda, o C42 de Zhou Guanyu e o Haas de Mick Schumacher falharam o acesso ao Q3.
Na primeira fase da sessão, marcada por uma bizarra colisão entre o Williams de Nicholas Latifi e o Aston Martin de Lance Stroll, ficaram eliminados, para além dos dois canadianos, o Williams de Alex Albon, o Haas de Kevin Magnussen e o outro AMR22 de Sebastian Vettel.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália