Uma temporada de estreia de sonho tornou-se ainda melhor para Charles Leclerc, que substituirá Kimi Raikkonen para fazer equipa com Sebastian Vettel na Ferrari em 2019. O facto de ser o piloto menos experiente a conduzir um Ferrari desde Gilles Villeneuve em 1977 é apenas uma das estatísticas que marcam uma das mais importantes movimentações do mercado de pilotos dos últimos anos.
Primeiro piloto monegasco da Ferrari
Leclerc é apenas o terceiro monegasco a participar num Grande Prémio de Fórmula 1, seguindo os passos de Louis Chiron e Olivier Beretta.
A ida de Leclerc para a Ferrari será, por isso, um momento histórico não só para a equipa italiana, como também para o principado, que estará pela primeira vez associado à marca do Cavalinho Rampante.
“Desde criança que sonho conduzir os carros vermelhos”, confessou Leclerc antes do Grande Prémio do Mónaco deste ano. “Espero que isso aconteça um dia.”
Piloto mais jovem da Ferrari desde 1961
Quando estiver na grelha de partida do Grande Prémio de Austrália de 2019, Leclerc tornar-se-á o piloto mais jovem de sempre a correr pela Ferrari desde Ricardo Rodriguez.
O mexicano continua a ser o piloto da Ferrari mais jovem de sempre ao competir no Grande Prémio de Itália de 1961 acom apenas 19 anos.
O recorde de Rodriguez permanecerá intacto, mas o facto de Leclerc chegar à Ferrari aos 21 anos continua a ser um impressionante feito para a ainda estrela da Sauber.
O piloto menos experiente da Ferrari desde o estreante Gilles Villeneuve
A experiência é, tradicionalmente, um fator preponderante no momento da escolha dos alinhamentos de pilotos da Ferrari, mas a prestação de Leclerc permitiu ao monegasco ser a exceção à regra.
O último piloto contratado pela equipa de Maranello foi Vettel, que chegava da Red Bull na sequência de quatro títulos consecutivos. E antes do alemão, o último piloto a assinar pela Ferrari foi Kimi Raikkonen, que já tinha ganho o campeonato de 2007 pela equipa.
O currículo de Leclerc está ainda longe de poder ser comparado com esses, já que até agora competiu em apenas 14 Grandes Prémios e tem um sexto lugar no Azerbaijão como melhor resultado.
Leclerc será, assim, o menos experiente na Ferrari desde que Gilles Villeneuve abandonou a McLaren após apenas um Grande Prémio para se juntar à equipa italiana em 1977.
Sucesso e recordes do Karting à Fórmula 2
Leclerc tem deixado a sua marca no desporto motorizado desde os tempos do Karting, tendo sido bem sucedido no panorama nacional e europeu e competido pela vitória do Campeonato do Mundo CIK-FIA contra um certo Max Verstappen em 2013.
O salto para os monolugares foi dado em 2014 com uma campanha da Fórmula Renault 2.0 dos Alpes. O sucesso surgiu com naturalidade e Leclerc venceu duas corridas e foi ao pódio por três ocasiões nas seis provas que realizou na mais competitiva Fórmula Renault 2.0 Europeia.
Para 2015, a promoção à Fórmula 3 Europeia resultou em quatro vitórias e num quarto lugar no campeonato, terminando o ano com um admirável segundo lugar no prestigiado Grande Prémio de Macau.
2016 foi o ano em que se tornou membro da Academia de Pilotos da Ferrari e ficou marcado pelas três vitórias que lhe permitiram conquistar o título da GP3 Series no seu ano de estreia.
No ano de 2017 manteve o hábito de subir ao lugar mais alto do pódio e liderou a Fórmula 2 na época de estreia ao somar sete vitórias e oito pole positions com a Prema. Para além de ser o único piloto a vencer a GP3 e a F2 à primeira tentativa, Leclerc tornou-se o mais jovem de sempre a chegar ao título na principal categoria de acesso à Fórmula 1.
Leclerc juntou-se ainda a uma elite de apenas três pilotos que ganharam a F2 (ou GP2) no ano de estreia – Nico Hulkenberg (2009), Lewis Hamilton (2006) e Nico Rosberg (2005).