Charles Leclerc deu um passo importante rumo à sua primeira vitória em casa ao conquistar a pole position para o Grande Prémio do Mónaco.
O piloto da Ferrari, que estabeleceu um tempo de 1:11.270, terá o McLaren de Oscar Piastri ao seu lado na primeira linha da grelha de partida.
Carlos Sainz colocou o outro monolugar da Ferrari no terceiro posto e à frente do McLaren de Lando Norris, que superou o compatriota George Russell por apenas um milésimo de segundo.
O tricampeão Max Verstappen cometeu um erro na sua derradeira volta rápida e não foi além do sexto melhor tempo numa sessão dececionante para a Red Bull, que viu Sergio Pérez ser eliminado no Q1.
Lewis Hamilton qualificou-se em sétimo e dividirá a quarta linha com o RB de Yuki Tsunoda, enquanto Alex Albon e Pierre Gasly ocuparão as restantes posições no top 10 depois de terem chegado ao Q3 pela primeira vez em 2024.
De fora no Q2 ficaram o Alpine de Esteban Ocon, o Haas de Nico Hulkenberg, o RB de Daniel Ricciardo, o Aston Martin de Lance Stroll e o outro Haas de Kevin Magnussen.
O Aston Martin de Fernando Alonso, o Williams de Logan Sargeant, o Red Bull de Pérez e os Sauber de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu foram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio do Mónaco
