Charles Leclerc alcançou a sua sétima pole position da temporada ao superar Max Verstappen na sessão de qualificação para o Grande Prémio de França.
O piloto monegasco estabeleceu um tempo de 1:30.872 e terminou a sessão com cerca de três décimos de vantagem sobre o seu rival no campeonato em Paul Ricard.
O outro Red Bull de Sergio Pérez registou o terceiro tempo e partilhará a segunda linha da grelha de partida com o Mercedes de Lewis Hamilton.
Lando Norris colocou a McLaren no topo do segundo pelotão e garantiu o quinto lugar, diante do Mercedes do compatriota George Russell.
Fernando Alonso levou o Alpine à sétima posição e Yuki Tsunoda foi oitavo classificado com o monolugar da AlphaTauri.
Embora tenham assegurado a passagem à terceira fase da sessão, Carlos Sainz e Kevin Magnussen não marcaram um tempo por saberem que estarão forçados a arrancar para a corrida da última linha da grelha.
Daniel Ricciardo falhou o acesso à derradeira fase da sessão e partirá para a corrida deste domingo à frente do Alpine de Esteban Ocon, do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, do Aston Martin de Sebastian Vettel e do Williams de Alex Albon.
Pierre Gasly foi surpreendente eliminado no Q1, juntamente com o Aston Martin de Lance Stroll, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Haas de Mick Schumacher e o Williams de Nicholas Latifi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de França