Lewis Hamilton está na pole position para o Grande Prémio da Grã-Bretanha pela quinta vez na carreira ao bater o Ferrari de Kimi Raikkonen por mais de meio segundo.
O britânico rodou em 1:26.600 – a volta mais rápida de sempre em Silverstone, 2,6s melhor do que a de 2016 – e garantiu a terceira pole consecutiva neste circuito.
Kimi Raikkonen surpreendeu no final da sessão e apesar de ficar a mais de meio segundo do tempo de Hamilton, superou o seu colega de equipa e assegurou um lugar na primeira linha da grelha.
Sebastian Vettel ainda deu luta aos Mercedes na primeira tentativa, mas acabou por terminar em terceiro, a dois décimos de Raikkonen.
Valtteri Bottas terminou em quarto mas irá arrancar da nona posição devido a uma penalização de cinco lugares na grelha de partida.
Assim sendo, será Max Verstappen a juntar-se a Vettel na segunda linha, já que o holandês foi quinto, à frente do Renault de Nico Hulkenberg, que se mostrou competitivo durante toda a sessão.
Seguem-se os dois Force India, com Sergio Perez em sétimo e Esteban Ocon em oitavo.
Stoffel Vandoorne colocou um McLaren no Q3 e foi o nono mais rápido, com Romain Grosjean a fechar os dez primeiros.
Fernando Alonso ainda liderou a tabela de tempos no Q1 mas foi eliminado no Q2, partindo para a corrida da última posição na sequência de várias penalizações por troca de componentes no motor Honda.
Jolyon Palmer, Daniil Kvyat, Carlos Sainz e Felipe Massa também foram eliminados na segunda fase da sessão.
Na primeira fase ficaram de fora Lance Stroll, Kevin Magnussen, Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Daniel Ricciardo. O australiano parou em pista com problemas no Red Bull e vai partilhar a última linha da grelha com Fernando Alonso.
Terminou em 4º mas vai começar em 8º, sofrendo uma penalização de 5 lugares….não aprendam matemática não!