Lewis Hamilton foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Turquia ao realizar uma volta ao traçado de Istambul em 1:22.868, no entanto, será o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, quem sairá da pole position na corrida de amanhã, fruto da penalização de 10 lugares do piloto britânico por ter trocado o motor de combustão interna do seu W12.
O piloto finlandês ficou a 130 milésimas de segundo do tempo de Hamilton e terá a companhia de Max Verstappen na primeira linha grelha, numa sessão em que o piloto neerlandês da Red Bull ficou a 328 milésimas do tempo da pole.
Lewis Hamilton partirá assim da 11ª posição da grelha, atrás de Sebastian Vettel e à frente de Esteban Ocon.
Charles Leclerc e Pierre Gasly vão partilhar a segunda linha da grelha de partida, em mais um excelente resultado em qualificação do piloto francês da AlphaTauri.
Fernando Alonso, também ele a alcançar um excelente resultado para a Alpine, largará de quinto, com Sergio Pérez a seu lado.
Lando Norris, Lance Stroll e Yuki Tsunoda fecharam o restante ‘top 10’.
De fora do Q3 ficaram Sebastian Vettel, Esteban Ocon, George Russell e Carlos Sainz, no entanto, e como já se sabia, o piloto espanhol da Ferrari vai sair do último lugar, fruto também de uma penalização, por estar a utilizar uma quarta unidade de potência esta temporada.
O destaque do Q2 foi mesmo a presença de Mick Schumacher, que chegou a esta fase da qualificação por uma segunda vez esta temporada, batendo o seu colega de equipa, Nikita Mazepin, por quase 3 segundos.
Já eliminados no Q1 ficaram Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Mazepin, sendo que a eliminação do piloto australiano foi a maior surpresa de todas.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Turquia