Lewis Hamilton dominou a sessão de qualificação em Baku e está na pole position para o Grande Prémio do Azerbaijão.
O britânico alcançou a 66ª pole da carreira ao rodar em 1:40.593, uma volta impressionante que lhe permitiu ser quase meio segundo mais rápido do que Valtteri Bottas.
A Ferrari não se conseguiu intrometer na luta pela primeira linha da grelhae colocou os dois carros em terceiro e quarto, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel.
Max Verstappen foi o melhor dos Red Bull ao terminar em quinto, não confirmando a boa prestação da equipa nos treinos livres.
Sergio Pérez e Esteban Ocon ficaram separados por 75 milésimos de segundo, com o mexicano a terminar em sexto e o francês em sétimo, registando a melhor qualificação da carreira.
Também Lance Stroll teve em Baku a melhor qualificação do ano. Ao ser oitavo, o canadiano superou o outro Williams de Felipe Massa.
Daniel Ricciardo bateu na curva 6 e causou a interrupção da sessão, acabando assim na décima posição.
Eliminados no Q2 ficaram os Toro Rossos de Daniil Kvyat e Carlos Sainz – 11º e 12º -, o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Nico Hulkenberg e o Sauber de Pascal Wehrlein.
Na primeira fase da sessão ficaram de fora os McLarens de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, o Haas de Romain Grosjean e o Sauber de Marcus Ericsson.
Jolyon Palmer não participou na sessão de qualificação mas deverá partir de 18º, tendo em conta as penalizações da McLaren. Carlos Sainz também terá de cumprir uma penalização de três lugares na grelha de partida.