Helmut Marko considera que o “alarmante” desempenho da McLaren no Grande Prémio dos Países Baixos prova que a equipa é uma ameaça para a Red Bull nos campeonatos de pilotos e de construtores.
Norris garantiu a pole position em Zandvoort ao superar Max Verstappen por cerca de três décimos e meio de segundo e obteve uma dominadora vitória apesar de ter perdido novamente a liderança no arranque.
“É um resultado alarmante”, disse Marko ao Motorsport.com “Se olharmos para a volta mais rápida do Lando sem DRS, ele fez 1:13.8.”
“Acreditávamos que podíamos ganhar a corrida se ganhássemos a partida. Mas quando o Max foi apanhado pelo Lando, ele ultrapassou-o e foi embora.”
“Mas o principal foi que a nossa degradação dos pneus foi muito, muito pior em comparação com a McLaren. Em termos de afinação, talvez tivéssemos colocado mais asa no Max. O Checo tinha menos asa e, no segundo stint, acho que foi mais rápido. Portanto, talvez tenha sido a decisão errada.”
“Como o Max disse antes da pausa de verão, a equipa tem de trabalhar mais e tem de encontrar melhorias, porque assim o campeonato está ameaçado.”
Quando lhe pediram para esclarecer a que campeonato se estava a referir, Marko respondeu: “Ambos, ambos.”
Sobre os planos da Red Bull para desenvolver o RB20, o austríaco acrescentou: “Há muitas ideias, mas não pudemos fazer nada por causa da pausa de verão.”
“Mas temos de fazer alguma coisa. Tudo está interligado. Temos de perceber melhor o carro. Tivemos algumas evoluções, mas não se refletiram no tempo por volta da mesma forma que nas simulações.”