Helmut Marko revelou que o alinhamento de pilotos da AlphaTauri se deverá manter inalterado para a temporada de 2023.
Com a recente confirmação da permanência de Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen até 2024 a barrar as portas da equipa principal a Pierre Gasly, Marko acredita que continuar com a AlphaTauri é a melhor solução para o francês no futuro próximo.
Caso mantenha Gasly e Yuki Tsunoda para 2023, a formação de Faenza completará três temporadas completas com o mesmo alinhamento de pilotos, algo inédito na história da equipa.
“Na sexta-feira, antes das sessões de treinos livres no Mónaco, assinámos o contrato para que o Checo se pudesse concentrar no fim de semana”, disse Marko, conselheiro da Red Bull, ao Formel1.de.
“Se olharmos para a história da Red Bull, há uma característica particular que nos distingue: a nossa continuidade e o nosso planeamento. Por isso, queríamos ser claros sobre os próximos anos.”
“Antes de o Pérez assinar o seu contrato, é claro que falei com o Gasly. Temos de ver o que acontece depois de 2023. Qual é a alternativa para ele? Neste momento, não creio que exista uma alternativa que seja significativamente melhor do que a AlphaTauri.”
Embora a academia da Red Bull esteja fortemente representada por Liam Lawson, Juri Vips, Jehan Daruvala, Dennis Hauger e Ayumu Iwasa na Fórmula 2, Marko afirma que os jovens pilotos das suas fileiras deverão ter de esperar pelo menos mais um ano por uma oportunidade na Fórmula 1.
“Podemos provavelmente assumir que os pilotos atuais continuarão nos seus lugares”, acrescentou. “No entanto, a COVID-19 ainda é uma realidade, portanto pode haver uma situação em que os jovens tenham de entrar. Mas eles terão de continuar à espera por mais um ano.”