A McLaren revelou que introduzirá três significativos pacotes de evoluções durante a temporada com o intuito de regressar à batalha pelas posições de topo no segundo pelotão.
O construtor britânico admitiu no lançamento do seu carro que não se encontrava inteiramente satisfeito com o trabalho desenvolvido durante o inverno e as duas primeiras corridas da temporada confirmaram a perda de desempenho face aos adversários mais diretos.
Apesar de ter evoluído em termos de competitividade na corrida de Jeddah, com Oscar Piastri a alcançar a terceira fase da sessão de qualificação, a equipa continua sem conseguir somar pontos em 2023.
Em Melbourne, o diretor de equipa Andrea Stella explicou a forma como a McLaren pretende voltar à luta pela quarta posição no campeonato de construtores.
“A melhoria do desempenho do carro deve começar em Baku”, disse Stella. “As evoluções de Baku devem afetar uma área do carro com a qual claramente não estávamos inteiramente satisfeitos desde a apresentação.”
“Em termos de desenvolvimento, Baku é apenas o primeiro passo. Esperamos definitivamente outra grande atualização, que vai incidir em mais áreas do carro e será muito mais visível. Isto é o que se pode chamar uma espécie de especificação B do carro.”
“E depois esperamos ter outra ronda de evoluções na segunda metade da temporada, após a pausa de verão. Portanto, temos três passos principais: Baku, antes da pausa de verão e depois da pausa de verão.”
“Esperamos que cada um desses passos nos permita ganhar alguns décimos de segundo para que possamos colocar-nos numa posição mais realista para atingir a nossa ambição de estar entre os quatro carros mais rápidos na fase final da temporada.”
Stella acredita que as profundas alterações estruturais anunciadas pela equipa após o Grande Prémio da Arábia Saudita podem resultar numa melhoria do desempenho em pista numa fase mais avançada da temporada.
“O novo modelo afeta estes planos porque vai aumentar a rapidez do desenvolvimento”, acrescentou.
“Obviamente, não vamos ver o impacto disso em Baku, porque essas evoluções foram desenhadas há dois meses. Mas terá definitivamente um impacto nas evoluções seguintes.”