Emanuele Pirro, ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans, liderará o renovado programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren.
O construtor baseado em Woking anunciou esta quinta-feira a criação de um programa destinado não só a apoiar talentos emergentes no desporto motorizado, como também a proporcionar oportunidades na Fórmula 1 a pilotos estabelecidos de outras categorias, como a IndyCar Series.
Através deste programa, a McLaren pretende formar uma reserva de talentos para as suas equipas de Fórmula 1, IndyCar e Fórmula E – seja num papel titular ou numa função de testes e desenvolvimento.
O programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren é atualmente composto por Pato O’Ward, piloto da equipa na IndyCar, Alex Palou, piloto de reserva na Fórmula 1, e Ugo Ugochukwu, jovem talento da Fórmula 4.
“Estou muito entusiasmado com esta missão por diversas razões”, disse Pirro. “A McLaren desempenhou um papel crucial na minha carreira, dando-me a oportunidade de conseguir um lugar na Fórmula 1 e de me elevar a um nível superior, trabalhando ao lado de pilotos como Senna, Prost e Berger.”
“Juntamente com a minha equipa, o meu papel irá ajudar a criar um programa de ponta, selecionando os melhores pilotos possíveis e fornecendo-lhes todas as ferramentas de que necessitam para fazer o melhor uso do seu talento.”
“Para além disso, vamos incorporá-los na missão, visão e valores da McLaren e esperamos ter um deles a progredir para a equipa de Fórmula 1.”
“Uma mais-valia importante para nós são as equipas da Fórmula E e da IndyCar, que darão oportunidades extra para uma carreira profissional aos membros do nosso programa.”
“Adoro trabalhar com jovens pilotos e ajudá-los a crescer e a melhorar. Sempre que o fiz no passado foi enriquecedor, pelo que estou ansioso por voltar a esse trabalho.”