Segundo a Mercedes, Lewis Hamilton atingiu uma velocidade máxima de 230km/h durante a última volta do Grande Prémio da Grã-Bretanha, realizada com um pneu furado e praticamente destruído em Silverstone.
Hamilton, que arrancou da pole position e liderou toda a corrida, parecia caminhar para uma vitória tranquila, especialmente depois de Valtteri Bottas ter furado e caído para fora dos pontos a poucas voltas do fim.
No entanto, o hexacampeão do mundo sofreu o mesmo problema à entrada para a última volta da corrida e cumpriu os últimos quilómetros com apenas três rodas, acabando por ganhar com uma diferença inferior a seis segundos face a Max Verstappen.
De acordo com os dados agora divulgados pela Mercedes, Hamilton ultrapassou os 230km/h durante a sua última passagem pela reta Hangar.
Ross Brawn, diretor geral da Fórmula 1 e primeiro diretor de equipa de Hamilton na Mercedes, descreveu a condução do britânico na última volta como “estonteante”.
“Sem pneu dianteiro esquerdo no carro e ainda fez as curvas de Copse e Stowe a mais de 130km/h”, disse Brawn. “Ele alcançou 230km/h na reta com apenas três rodas, é absolutamente estonteante.”
“Ele geriu com perfeição para vencer a corrida por poucos segundos. É um exemplo brilhante do talento incrível e da bravura do Lewis.”