A Mercedes confirmou estar a utilizar a nova unidade de potência e revelou que se trata de uma especificação melhor do que aquela que estava planeada para o Canadá.
Os campeões do mundo em título pretendiam estrear a nova versão do seu motor em Montreal mas viram-se forçados a adiar essa introdução por uma corrida.
Em Paul Ricard, os dois W09, os dois Force Indias e os dois Williams estão a usar novos motores de combustão interna, turbocompressores e componentes do MGU-H.
Depois de Lewis Hamilton ter sido o mais rápido nas duas sessões de sexta-feira, a Mercedes confirmou que os motores apresentam melhorias ao nível da fiabilidade e do desempenho.
Se no Canadá estava prevista a introdução da “fase 2.0” da unidade de potência, em Paul Ricard a equipa revelou que o adiamento permitiu implementar melhorias adicionais que fazem com que esta seja já a “fase 2.1” do motor.
“O motor parece limpo e fresco, mas não saberemos o seu verdadeiro potencial até amanhã”, disse Hamilton. “Estou grato pelo trabalho de toda a gente em Brixworth.”
Valtteri Bottas também se mostrou confiante relativamente ao novo motor apesar de um problema hidráulico ter condicionado a sua rodagem na segunda sessão de treinos livres.
“Estivemos a utilizar a nova especificação do motor que pareceu boa e fresca, mas ainda não rodamos com a potência máxima, por isso há mais para descobrir”, afirmou o finlandês.
“Precisamos de identificar a causa da fuga de água, mas estamos confiantes de que iremos continuar com o novo motor.”