A unidade motriz do Mercedes-AMG F1 W12 E Performance apresenta “inovações completamente novas” que serão utilizadas pela primeira vez em 2021, revelou a equipa após o lançamento do novo carro.
Os campeões em título divulgaram esta manhã as primeiras imagens do carro com o qual tentarão alcançar os títulos de pilotos e construtores pela oitava vez consecutiva.
Hywel Thomas, diretor do departamento de motores da Mercedes, delineou o plano de três fases elaborado pela equipa na conceção da unidade motriz de 2021.
“Demos continuidade ao desenvolvimento da tecnologia na unidade motriz”, disse Thomas. “É um processo contínuo, e sentimos que conseguimos dar mais um passo em frente nesse aspeto este ano.”
“A segunda área é a fiabilidade. Descobrimos alguns problemas de design no ano passado, portanto temos estado a analisá-los e introduzimos algumas alterações para os resolver.”
“E temos também algumas inovações completamente novas que estarão na unidade motriz de corrida pela primeira vez. Isso foi particularmente desafiante porque a última temporada terminou tarde e o período de inverno foi mais curto do que o normal. Deu-nos menos tempo para nos prepararmos, o que colocou uma pressão extra sobre o trabalho.”
Thomas revelou ainda que a Mercedes procurou compreender e solucionar os problemas de fiabilidade que afetaram o MGU-K do carro de 2020.
“Introduzimos um design completamente novo em 2020, um MGU-K muito diferente do que tínhamos anteriormente”, acrescentou. “Ajudou-nos a dar um sólido passo em frente no desempenho, mas foi um design que se revelou difícil de produzir e montar de forma consistente.”
“Tivemos muitos exemplos em que o MGU-K durou um ciclo completo e fez exatamente o que queríamos que fizesse, mas também tivemos alguns casos de falhas a meio da vida. Para 2021, recuamos, olhamos para esse design e compreendemos de onde vieram essas falhas.”