James Allison, diretor técnico da Mercedes, afirma que a equipa não revelará em que áreas do carro gastou os dois tokens de desenvolvimento que tinha à disposição em 2021.
O congelamento do desenvolvimento técnico introduzido pela Fórmula 1 com o objetivo de reduzir os custos significa que os carros de 2021 serão inevitavelmente baseados nos monolugares do ano passado.
Para além de poderem utilizar dois tokens de desenvolvimento para introduzirem evoluções nos seus carros, as equipas estão autorizadas a trabalhar na parte aerodinâmica para tentarem recuperar algum do downforce perdido com as mudanças regulamentares relacionadas com o fundo plano.
No entanto, a Mercedes preferiu não revelar onde gastará os seus tokens – ao contrário, por exemplo, da McLaren, que os gastou na traseira do carro para acomodar a nova unidade motriz.
“As regras congelam uma grande parte do carro, mas depois dão a cada equipa dois tokens para gastar no desenvolvimento do carro”, explicou Allison. “A forma como as equipas decidem utilizar os seus tokens depende inteiramente delas: podem implementar duas pequenas alterações com um token para cada uma ou utilizar ambos os tokens ao mesmo tempo para uma grande alteração.”
“Nós gastamos os nossos tokens, mas ainda não vamos revelar como. Isso tornar-se-á claro em tempo útil.”
O engenheiro britânico admitiu que a equipa pretende esconder ao máximo os detalhes do fundo plano do seu carro, um dos componentes aerodinâmicos mais relevantes em 2021.
“Não é preciso muito mais do que um simples olhar para ver que o W12 é um velho amigo de muitas maneiras”, acrescentou. “O mesmo monocoque do ano passado, a mesma caixa de velocidades do ano passado e muita da mesma estrutura por baixo do ano passado.”
“Mas se olharmos um pouco mais de perto veremos algumas diferenças bastante significativas. Basta olhar para a saliência bastante sexy na cobertura do motor, que está a esconder algum do trabalho que os nossos amigos de Brixworth têm feito para espremer mais alguns cavalos de potência daquela unidade motriz.”
“A parte que não estamos a mostrar está no fundo plano. Essa é a área mais afetada pelos novos regulamentos, já que tentaram limitar o desempenho do carro ao mudar os regulamentos do fundo plano.”
“E lá em baixo, há uma série de detalhes aerodinâmicos que ainda não estamos prontos para mostrar ao mundo. Não porque não estejam lá, mas porque não queremos que os nossos adversários os vejam. Não queremos que eles comecem a tentar colocar coisas semelhantes nos seus túneis de vento. Dá-nos algumas semanas extra.”