No final dos três dias de rodagem da Fórmula 1 no Bahrain, a Mercedes acredita estar atrás da Red Bull em ritmo de corrida e admite ter ficado “confusa” com a quantidade de carros que terminaram o teste de pré-temporada à sua frente.
Normalmente líder no que aos quilómetros completados nos testes de pré-temporada diz respeito, a Mercedes enfrentou alguns problemas de fiabilidade pouco comuns e saiu de Sakhir como a equipa com menos voltas realizadas – 304 face às 422 da AlphaTauri e da Alfa Romeo, líderes nesse registo.
Embora tenha estabelecido o melhor tempo do fim de semana para a Mercedes na derradeira sessão do terceiro e último dia de testes, Lewis Hamilton terminou em quinto e a cerca de um segundo da marca do Red Bull de Max Verstappen.
“Tivemos outro dia com boa fiabilidade e pudemos completar o programa que tínhamos estabelecido”, disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes. “O Valtteri esteve a trabalhar na afinação para longas séries de voltas de manhã e o Lewis fez uma mistura de trabalho para corrida com trabalho para qualificação de tarde.”
“Fizemos um pouco de progresso com o equilíbrio com mais combustível e o carro foi mais previsível, mas podemos ver através dos dados que recolhemos nos últimos dias que no ritmo de corrida, não estamos tão rápidos quanto a Red Bull.”
“O trabalho com menos combustível foi uma situação mais confusa, não ganhamos o suficiente e precisamos de olhar para a nossa abordagem, uma vez que houve demasiados carros à nossa frente em termos de ritmo hoje.”
“Tivemos problemas nos últimos anos com o ritmo nos testes de inverno e conseguimos fazer bons progressos antes da primeira corrida, mas pode ser uma tarefa muito difícil desta vez.”
“Não temos muito tempo até estarmos de volta para a corrida, portanto planeamos um programa de trabalho para tentar perceber alguns dos nossos problemas e olharemos para todos os detalhes com o intuito de encontrar mais velocidade durante os próximos dez dias.”