De acordo com a Mercedes, a reação comedida da Red Bull à colisão entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em Monza mostra que a equipa de Milton Keynes sabe que foi o seu piloto a provocar o acidente.
Os dois candidatos ao título colidiram na primeira chicane do circuito italiano quando Verstappen tentava ganhar a posição a Hamilton, que regressava à pista após ter realizado a sua paragem nas boxes.
Para além do abandono imediato dos dois pilotos, o incidente motivou uma penalização de três lugares na grelha de partida do Grande Prémio da Rússia para Verstappen, considerado pelos comissários desportivos o principal responsável.
Após a bandeirada de xadrez, Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, e Helmut Marko, conselheiro da formação austríaca, descreveram a colisão como um incidente de corrida mas não contestaram veemente a decisão dos comissários.
“Obviamente, sentimos firmemente que o Lewis não fez nada de errado e que o Max foi o principal culpado”, disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes.
“Olhando para o facto de nem mesmo o Helmut e o Christian terem tentado culpar o Lewis, parece que eles sabem que o Max estava errado, porque tentam culpar o Lewis em qualquer oportunidade.”
Shovlin acredita que Hamilton poderia ter lutado pela vitória no Grande Prémio de Itália caso não se tivesse envolvido no incidente com Verstappen.
“Em última análise, penso que custou ao Lewis uma vitória e certamente um segundo lugar, porque sentes sempre que três lugares é relativamente fácil de ultrapassar se tiveres um carro competitivo”, acrescentou. “Mas isso já está tudo no passado.”
“Temos de garantir que fazemos um bom fim de semana na Rússia, e é um lugar onde o carro deve ser competitivo.”
“Mas temos tido corridas bastante atribuladas há já bastante tempo. A equipa precisa de não se distrair e de se focar em entregar o tipo de desempenho que sabemos que temos, e o tipo de desempenho de que precisámos para ganhar estes campeonatos.”