De acordo com a Mercedes, os danos na asa dianteira do W12 fizeram Lewis Hamilton perder “até quatro décimos” por volta na corrida de Jeddah.
O monolugar de Hamilton, que já tinha sofrido pequenos danos na sequência de um contacto com Esteban Ocon no terceiro arranque da corrida, ficou em pior estado quando o britânico colidiu com a traseira do Red Bull de Max Verstappen.
“[A perda de tempo] estava a subir e a subir, começamos provavelmente com cerca de um décimo ou dois após ele se ter ensanduichado com o Esteban e o Esteban ter passado por cima da asa”, disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes.
“Mas depois do Max, perdemos toda a lateral, por isso ficamos a perder quase quatro décimos de desempenho.”
Shovlin acredita que Hamilton poderia não ter arriscado realizar a volta mais rápida se soubesse o quão danificada estava a sua asa dianteira.
“Ele é muito determinado”, acrescentou. “Podíamos ver que não havia garantias de que a asa iria ficar no carro depois da noite que ele tinha tido.”
“E é uma decisão difícil entre ir para o ponto – e o Lewis sabia bem que isso o colocaria em igualdade – ou jogar pelo seguro.”
“Em última análise, foi o Lewis quem tomou a decisão, e essa decisão foi provavelmente ajudada pelo facto de ele não conseguir ver a asa da frente, porque se ele estivesse a ver na televisão como nós, podia ter pensado melhor.”