Os modos de motor que as equipas utilizam para maximizar o potencial dos seus carros em qualificação poderão desaparecer da Fórmula 1 após o Grande Prémio de Espanha.
Esta quarta-feira, através de uma nota enviada a todas as equipas, a FIA fez saber que pretende implementar uma medida que estipule que os modos de motor utilizados na qualificação devem ser os mesmos que estão à disposição dos pilotos na corrida, admitindo a possibilidade de tirar partido dos atuais regulamentos do parque fechado que restringem as mudanças que podem ser levadas a cabo entre as duas sessões.
Desde o início da era híbrida da Fórmula 1, as equipas têm procurado desenvolver configurações de alto desempenho que permitem que os motores atinjam níveis de potência mais elevados em determinados momentos das sessões de qualificação, uma arma apelidada de “party mode” por Lewis Hamilton há dois anos, tendo em conta a forma como a Mercedes tem explorado esta vertente.
Esta alteração, que ainda não foi comentada pelas equipas, poderá ser introduzida apenas na próxima temporada caso a discussão entre as partes envolvidas não chegue a bom porto antes do Grande Prémio da Bélgica.