Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes, afirma que a Fórmula 1 assistiu ontem ao nascimento de uma estrela, apesar de o “conto de fadas” de George Russell não ter terminado da melhor forma em Sakhir.
Russell, que se qualificou apenas 26 milésimos de segundo atrás de Valtteri Bottas, ultrapassou o seu colega de equipa e liderou a corrida até ao momento em que um erro da Mercedes levou a que regressasse à pista com os pneus… de Bottas.
Depois disso, o britânico, forçado a parar de novo para colocar os pneus corretos, ainda recuperou até segundo, mas um furo lento quando perseguia o Racing Point de Sergio Pérez atirou-o para fora dos pontos.
“É claro que foi muito emocional, porque se estás na tua primeira corrida com um Mercedes e deverias ter vencido após fazeres uma corrida monumental, então não há muito que possas dizer”, afirmou Wolff sobre Russell, que terminou num muito amargo nono posto.
“Mas não vai ser a sua última tentativa de vencer uma corrida. É apenas o começo de um conto de fadas que não resultou hoje. Diria que nasce uma nova estrela.”
O austríaco sublinhou ainda que Russell superou as expectativas da equipa em todas as sessões do fim de semana – e que o fez ao volante de um carro ao qual ainda não estava adaptado.
“Ele excedeu as expectativas na sexta-feira, excedeu as expectativas na qualificação ao ficar a apenas alguns centésimos do Valtteri e excedeu as expectativas na corrida”, acrescentou. “Foi uma corrida inacreditável.”
“Ele saiu da linha da partida com o melhor tempo de reação num carro que é demasiado pequeno, com patilhas que não cabiam nas suas mãos, e assumiu a liderança, fez uma corrida brilhante e poderia ter ganho por duas vezes.”
“Portanto, não é um dia triste, é um dia onde aprendemos como equipa. E aprendemos que o George é alguém com quem contar no futuro. Ele tem todo o potencial e todos os ingredientes de que uma futura estrela precisa.”
“Nesse aspeto, estou triste pelo resultado que ele poderia ter obtido na sua primeira corrida pela Mercedes, mas por outro lado, estou feliz com o seu desempenho.”