Fernando Alonso afirma que o nono lugar no seu Grande Prémio de casa “é quase como uma vitória” após ter arrancado da última posição para a corrida.
O piloto espanhol, que se qualificou no 17º posto diante do seu público, arrancou do fundo da grelha devido a uma penalização relacionada com a troca de motor no seu Alpine.
Depois de um bom arranque que o promoveu ao 15º posto, Alonso foi ganhando posições de forma gradual para terminar em nono e amealhar dois pontos em Barcelona.
“Estou muito feliz”, disse Alonso. “Obviamente, terminar nos pontos é sempre o objetivo todos os fins de semana, mas depois da má qualificação e da decisão de trocar o motor, pensávamos que tínhamos sacrificado o fim de semana, pois sabíamos que seria muito difícil conseguir pontos.”
“Por isso, agora que obtivemos este nono lugar, parece quase uma vitória. Estar nos pontos sabe muito bem.”
“A corrida foi bem gerida, tanto o ritmo como a gestão dos pneus. Tinha dois avisos por ultrapassar os limites na Curva 12, portanto estava preocupado com a possibilidade de cometer outro erro e receber uma penalização. Tive muito cuidado com isso.”
“Espero que possamos iniciar aqui uma sequência de cinco, oito, dez corridas consecutivas nos pontos, que é o que precisamos.”