Lando Norris voltou a perder a liderança na sequência de um arranque mal conseguido, mas impôs um ritmo muito competitivo ao longo da corrida para levar a melhor sobre Max Verstappen e garantir a vitória no Grande Prémio dos Países Baixos.
O britânico, que tinha estabelecido a pole position ao ser três décimos e meio de segundo mais veloz do que Verstappen na qualificação, foi novamente protagonista de uma má partida, cedendo a primeira posição ao seu rival da Red Bull ainda antes da abordagem à primeira curva.
No entanto, Norris não deixou que Verstappen se isolasse na dianteira, mantendo-se sempre perto da traseira do RB20 e consumando a ultrapassagem na 18ª volta da corrida.
Daí em diante, o piloto da McLaren limitou-se a seguir a estratégia de Verstappen, realizando a sua troca de pneus uma volta depois do neerlandês e aumentando gradualmente a sua vantagem na frente.
Norris cruzou a linha de meta com uma expressiva margem de mais de 20 segundos para Verstappen e alcançou assim o seu segundo triunfo na Fórmula 1, após o êxito obtido no Grande Prémio de Miami deste ano.
Verstappen, que tinha vencido todas as edições do Grande Prémio dos Países Baixos desde que a prova regressou ao calendário em 2021, concluiu a sua 200ª corrida na Fórmula 1 isolado no segundo posto.
Charles Leclerc mostrou um ritmo surpreendentemente competitivo depois da dececionante prestação na qualificação e defendeu-se do McLaren de Oscar Piastri para assegurar o lugar mais baixo do pódio.
Depois de ter sido eliminado na segunda fase da sessão de qualificação, Carlos Sainz recuperou até quinto, cruzando a linha de meta à frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Com um ritmo aquém do esperado depois das fortes exibições nas corridas que antecederam a pausa de verão, George Russell e Lewis Hamilton colocaram os carros da Mercedes na sétima e oitava posições.
O resultado acaba por ser mais positivo para Hamilton do que para o seu colega de equipa, uma vez que o heptacampeão do mundo alinhou no 14º lugar da grelha, dez posições atrás de Russell.
Pierre Gasly regressou aos lugares pontuáveis e igualou o seu melhor resultado da temporada ao ser nono classificado, enquanto Fernando Alonso encerrou os dez primeiros com o Aston Martin.
Classificação do Grande Prémio dos Países Baixos