Lando Norris diz ter aprendido muito na sessão de simulador de dois dias que levou a cabo com a McLaren para analisar os erros que o impediram de chegar à vitória em Sochi.
O piloto britânico, que tinha arrancado da pole position pela primeira vez na sua carreira, liderou grande parte da corrida e parecia estar perto de se estrear a vencer na Fórmula 1 quando a chuva começou a cair em solo russo.
Enquanto Norris optou por permanecer em pista com os pneus slicks, Lewis Hamilton, avisado pela equipa de que a chuva se iria intensificar antes da bandeira de xadrez, parou para trocar intermédios no seu Mercedes, decisão que lhe deu a vitória no Grande Prémio.
Norris, que acabaria por cair para um dececionante sétimo posto, explicou que a equipa analisou minuciosamente as últimas voltas da corrida para evitar que a situação se repita no futuro.
“Aprendi obviamente muitas coisas para mim mesmo, como o que poderia fazer melhor da próxima vez e como posso tomar melhores decisões”, disse Norris ao Autosport.com.
“Mas também com a equipa e como podemos comunicar melhor. Como podemos fazer para que a equipa me dê também mais informações, de modo a tomar decisões.”
“A questão é que é muito complicado. Quando vês na televisão, parece tão simples e parece a decisão mais fácil do mundo. Mas não é assim tão simples. E há tantas coisas que têm de acontecer para que possas tomar uma boa decisão e a decisão correta.”
“Revimos tudo, toda a corrida. Mesmo desde a primeira volta até ao fim. Mas, claro, com o foco principal nas últimas 10 voltas. Passamos dois dias no simulador e um dia a rever tudo em relação à comunicação e à forma como falamos uns com os outros.”
“Não vou necessariamente dizer o que aprendi, mas aprendi muito, e a equipa aprendeu muito. Não é uma garantia, mas espero que da próxima vez façamos um trabalho melhor.”