Lando Norris admitiu ter ficado “frustrado” com a penalização que recebeu na sequência do incidente com Sergio Pérez mas mostrou-se satisfeito pelo facto de, “pela primeira vez em muitos anos”, a McLaren ter conseguido discutir posições com carros da Mercedes e da Red Bull.
O britânico, segundo na grelha de partida para o Grande Prémio da Áustria, incorreu numa penalização de cinco segundos por ter forçado o Red Bull de Pérez a sair de pista na quarta volta da corrida.
Pérez, que tentou superar o piloto da McLaren por fora na Curva 4, acabou por ficar sem espaço e não evitou uma incursão pela gravilha que lhe custou várias posições.
No entanto, Norris acredita não ter feito nada de errado e afirma que a situação se tratou de um incidente de corrida.
“Estou desapontado porque deveria ter ficado em segundo lugar”, disse Norris. “Penso que a primeira volta foi simplesmente uma situação de corrida.”
“Ele tentou ultrapassar por fora, o que foi um pouco estúpido, e saiu de pista por si próprio, eu nem sequer o empurrei. Estou frustrado, mas também estou feliz com o terceiro lugar. Tivemos um ritmo muito bom.”
Norris, que ultrapassou um Lewis Hamilton em dificuldades com o seu carro para ascender a terceiro e partir em busca do outro Mercedes de Valtteri Bottas na fase final da corrida, explicou que sentiu dificuldades para se aproximar do carro do finlandês em Spielberg.
“Penso que tivemos um bom ritmo, consegui acompanhá-lo durante muito tempo, até com o ar sujo, mas não o suficiente para entrar no DRS”, disse Norris. “Assim que me aproximava da diferença de um segundo, começava a ter demasiadas dificuldades.”
“É bom saber que podemos estar lá e correr com eles, é provavelmente a primeira corrida em muitos anos em que estamos a lutar com um Mercedes e um Red Bull.”