• Sobre Nós
  • Disclaimer
  • Contactos
Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

O dia em que Hannu Mikkola experimentou um carro de Fórmula 1

F1PT F1PT
27/02/2021
O dia em que Hannu Mikkola experimentou um carro de Fórmula 1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar por Email

Hannu Mikkola, um dos pilotos que melhor simboliza a expressão ‘Flying Finn’, deixou-nos ontem aos 78 anos. Uma verdadeira lenda dos ralis, o finlandês, que se sagrou campeão do mundo em 1983, também se aventurou nas pistas ao testar um monolugar de Fórmula 1 em 1984.

18 vitórias (três delas no Rali de Portugal), 44 pódios e 666 vitórias em classificativas são números que colocam Mikkola na lista dos melhores pilotos que já competiram no Campeonato do Mundo de Ralis.

Conhecido pelo espetáculo que proporcionou ao volante de carros como o Ford Escort RS1800 e o Audi Sport Quattro S1, o finlandês, que nos deixou esta sexta-feira, mostrou as suas habilidades em pista no ano após a conquista do seu título mundial, história que partilhou durante uma entrevista em 2007.

“Uma vez testei um carro de Fórmula 1, um Arrows-BMW em Donington”, disse Mikkola. “Eu estava a conduzir contra o Marc Surer [ex-piloto de Fórmula 1] e deixaram-me fazer 12 voltas para me habituar ao carro. Depois conseguiram fazer com que eu fizesse 10 voltas rápidas.”

Hannu Mikkola em ação com um carro de Fórmula 1 da Arrows em Donington Park.

“Fiquei muito surpreendido porque é tão baixo que não conseguias ver bem as curvas em alguns locais. Fui 3,4 segundos mais lento do que o Surer após 10 voltas, por isso fiquei muito orgulhoso. E não fiz nenhum pião.”

“Mas consegui colocar o carro de lado e foi a partir daí que percebi o quão difícil era conduzir um carro de Fórmula 1. Nessa altura, estavas sentado na frente do carro e depois tinhas os motores e tudo o resto.”

“Quando o colocas de lado, antes de o sentires na frente do carro, a traseira já estava muito longe, porque era um movimento tão pequeno. Não havia muito tempo para corrigi-lo.”

Surer, que competiu em 88 Grandes Prémios de Fórmula 1 entre 1979 e 1986, teve a oportunidade de conduzir o Audi Quattro de Mikkola, afirmou o finlandês.

Marc Surer, que correu pela Arrows entre 1982 e 1984, foi o mentor de Mikkola no teste de Donington Park.

“Ele era um típico piloto de Fórmula 1”, referiu Mikkola. “Ele disse: ‘Acho que o Mikkola tem a vida muito mais facilitada ao conduzir um carro de Fórmula 1 do que eu num Quattro de tração às quatro rodas’. Mas ele já tinha feito ralis.”

“Essa era a altura em que tínhamos 550 cavalos de potência no carro de ralis e eles perguntaram: ‘Qual é a diferença entre um carro de Fórmula 1 e um carro de ralis?’. Eu disse: ‘Dos 0 aos 200 km/h não é diferente, mas dos 200 aos 300 km/h é onde está toda a diferença’!”

Temas: Hannu Mikkola

Mais Lidas

Ferrari oferece SF90 de 2019 a Leclerc
Fórmula 1

Ferrari oferece SF90 de 2019 a Leclerc

09/04/2021

De Maranello para o Mónaco: Charles Leclerc foi presenteado pela Ferrari com o SF90 que levou à vitória nos Grandes...

Hamilton triunfa na primeira corrida do ano após intensa batalha com Verstappen em Sakhir

GP do Bahrein com audiência recorde na ELEVEN

08/04/2021
Horários e transmissão televisiva do Grande Prémio do Bahrain de 2021

Horários e transmissão televisiva do Grande Prémio do Bahrain de 2021

22/03/2021
Allison deixa cargo de diretor técnico da Mercedes para se focar nos desafios de 2022

Allison deixa cargo de diretor técnico da Mercedes para se focar nos desafios de 2022

09/04/2021
Russell: “É de loucos pensar que não tínhamos um diretor técnico”

Russell: “É de loucos pensar que não tínhamos um diretor técnico”

10/04/2021
Grosjean já se ajustou ao banco do carro com o qual cumprirá o seu último teste na Fórmula 1

Grosjean já se ajustou ao banco do carro com o qual cumprirá o seu último teste na Fórmula 1

08/04/2021
Alpine prepara evoluções para Imola com o intuito de reduzir a diferença para o topo do segundo pelotão

Alpine prepara evoluções para Imola com o intuito de reduzir a diferença para o topo do segundo pelotão

06/04/2021

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Disclaimer
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Para mais informações, consulte a Política de Cookies e a Política de Privacidade.