Esteban Ocon admitiu ter ficado “muito frustrado” com a penalização de cinco segundos pela colisão com Lewis Hamilton, revelando que os próprios comissários desportivos afirmaram que a situação teria sido considerada um incidente de corrida até 2021.
Ocon e Hamilton tocaram-se quando o heptacampeão do mundo tentava ganhar a oitava posição ao francês com uma manobra na Curva 1.
De acordo com os comissários desportivos, Hamilton tinha uma “significativa porção” do Mercedes ao lado do carro de Ocon, razão pela qual foi atribuída uma penalização de cinco segundos ao francês.
“Essa penalização arruinou por completo a minha corrida”, disse Ocon, que caiu de nono para 12º com os cinco segundos adicionais. “Estou muito frustrado.”
“Os comissários desportivos disseram-me que se tivesse sido no ano passado, teria sido um incidente de corrida. Este ano, não é considerado um incidente de corrida.”
“Aparentemente, todos os pilotos concordaram que assim que houver uma asa da frente ao lado de um pneu, deve ser deixado espaço. Mas não me lembro de isto ter sido acordado.”
“Estou um pouco surpreendido com a penalização, acho que a opinião de toda a gente é que deveria ter sido um incidente de corrida e nada mais.”
“Todo este esforço para nada, podíamos ter ficado em casa este fim de semana.”