Esteban Ocon defendeu-se de forma incrível dos ataques de Sebastian Vettel no Grande Prémio da Hungria para conquistar uma inesperada primeira vitória da carreira em Budapeste.
Uma travagem falhada de Valtteri Bottas na abordagem à primeira curva da corrida motivou um incidente que ditou os abandonos do próprio finlandês e do McLaren de Lando Norris, do Red Bull de Sergio Pérez, do Ferrari de Charles Leclerc e do Aston Martin de Lance Stroll.
Na sequência da bandeira vermelha originada pelo incidente surgiu um dos momentos mais bizarros da história da Fórmula 1: o líder Hamilton foi o único a ocupar a sua posição na grelha de partida para o reinício de corrida, uma vez que todos os outros pilotos entraram nas boxes para trocar os pneus intermédios por slicks.
Essa estratégia menos bem conseguida por parte da Mercedes levou a que Hamilton parasse no final da primeira volta após o reinício e caísse para a cauda do pelotão.
No entanto, o heptacampeão do mundo recuperou até ao terceiro posto, apostando numa estratégia de três paragens que lhe permitiu ultrapassar Fernando Alonso e Carlos Sainz nas últimas voltas da corrida – ainda que tenha precisado de sucessivas tentativas para superar o piloto da Alpine.
Os espanhóis terminaram, assim, na quarta e quinta posições, com o piloto da Ferrari na frente do veterano da Alpine.
Na luta pelo triunfo, Ocon, que tinha herdado a liderança depois da paragem de Hamilton, conseguiu defender-se do undercut da Aston Martin e ver a bandeira de xadrez 1,7 segundos à frente de Vettel.
Para o alemão da Aston Martin, este foi o segundo pódio da temporada, visto que já tinha sido segundo classificado no Grande Prémio do Azerbaijão.
Apesar de ter perdido muitas posições para evitar a confusão da primeira curva, Pierre Gasly colocou o AlphaTauri em sexto, diante do outro AlphaTauri de Yuki Tsunoda, que assegurou o seu melhor resultado na Fórmula 1 ao ser sétimo.
Nicholas Latifi, que ainda não tinha somado qualquer ponto na sua carreira, obteve um brilhante oitavo posto numa corrida em que os dois carros da Williams terminaram dentro dos lugares pontuáveis.
Embora tenha reiniciado a corrida na segunda posição, Russell recebeu instruções da direção de corrida para devolver as posições que tinha conseguido ganhar nas boxes, caindo dessa forma para fora dos dez primeiros.
Ainda assim, o piloto britânico cruzou a linha de meta em nono e somou finalmente os seus primeiros pontos ao serviço da Williams na Fórmula 1.
Verstappen levou a melhor sobre o McLaren de Daniel Ricciardo para alcançar o último lugar pontuável no Hungaroring.
Classificação do Grande Prémio da Hungria

É revoltante a perseguição que é feita à Alfa Romeo. Penalizam kimi com 10 segundos. Estão sucessivamente a penalizar esta equipa. Nas transmissões televisivas quase não passam imagens dos seus carros. Já mete nojo tanta injustiça! Dão muito mais atenção à wiliams e George Russel, que aos pilotos da Alfa Romeo. Está na hora de STELLANTIS defender a sua marca e exigir mais atenção e justiça. Estes papagaios portugueses da Eleven sports já metem nojo! Nunca se referem à Alafa Romeo, são uns vendidos!! Tenho a impressão que as corridas estão inclinadas para algumas marcas. há marcas que gozam de outros privilégios, diferentes da Alfa Romeo.