Valtteri Bottas recebeu uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para o próximo Grande Prémio por ter causado o incidente da primeira curva em Budapeste.
O piloto finlandês falhou a travagem para a primeira curva na molhada pista húngara e não evitou um toque na traseira do McLaren de Lando Norris, que por sua vez colidiu com o Red Bull de Max Verstappen.
Para além de ter motivado os abandonos do próprio Bottas e de Norris, o incidente colocou um ponto final nas corridas de Sergio Pérez, Lance Stroll e Charles Leclerc.
“Imediatamente após a partida, na zona de travagem para a Curva 1, o carro 77 colidiu com a traseira do carro 4”, lê-se no comunicado dos comissários desportivos.
“Os comissários tiveram em consideração as condições da pista, mas o piloto do carro 77 foi totalmente culpado pela colisão.”
Bottas viu ainda dois pontos de penalização serem adicionados à sua licença, somando agora quatro ao longo dos últimos 12 meses.