Esteban Ocon admitiu que não esperava ser dispensado pela Alpine antes do último Grande Prémio da temporada e revelou imagens do capacete que tinha preparado para homenagear a equipa em Abu Dhabi.
Após o Grande Prémio do Qatar, a Alpine anunciou que o piloto francês seria substituído por Jack Doohan na última ronda da temporada.
Embora a equipa não tenha divulgado as razões que levaram a essa substituição, acredita-se que Ocon só poderia receber autorização para testar pela Haas na próxima semana caso não competisse com a Alpine em Abu Dhabi.
“Gostaria, antes de mais, de agradecer aos mecânicos e engenheiros de todas as funções na pista, em Enstone e em Viry-Châtillon, que correram ao meu lado nas últimas cinco temporadas”, disse Ocon num comunicado. “Partilhámos muito juntos e tenho orgulho em chamar a muitos de vocês meus amigos.”
“Deixo a Alpine/Renault com grandes recordações e com o orgulho de ter sido o piloto que obteve os melhores resultados da equipa desde o seu regresso ao desporto, subindo aos dois primeiros degraus do pódio no Bahrain, na Hungria e no Brasil. Foi também uma honra participar na conquista do quarto lugar no campeonato de construtores em 2022. Sei o quanto todos esses momentos significaram para todos e é esse sentimento de realização e alegria ao lado da equipa que levo comigo.”
“Não foi um ano fácil para a equipa em pista e a segunda parte da temporada foi especialmente difícil. Por várias razões.”
“Não me arrependo de nada, pois dei 100% de mim em todas as sessões. Como sempre fiz.”
“Às centenas de homens e mulheres que trabalham arduamente em Enstone e Viry, peço desculpa por não poder ir ter convosco pessoalmente e fazer uma despedida digna. Como sabem, o plano foi sempre correr uma última vez este fim de semana e despedir-me pessoalmente de todos vocês na próxima semana. Estava ansioso por estas duas coisas.”
“Não era assim que eu queria que as coisas terminassem. Dito isto, o mundo da Fórmula 1 é pequeno e estou certo de que voltarei a ver muitos de vocês em breve.”
“Gostaria também de desejar tudo de bom ao meu amigo Jack, que vai dar o próximo grande passo na sua carreira no Grande Prémio de Abu Dhabi.”