Esteban Ocon admitiu que tirou partido do seu simulador pessoal para conhecer a pista de Portimão, candidata a receber um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2020, enquanto o seu colega de equipa Daniel Ricciardo afirmou que está a ponderar fazer o mesmo para redescobrir um circuito do qual tem “boas memórias”.
O calendário referente à temporada de 2020 é atualmente composto por oito corridas na Europa, mas a versão atualizada que será divulgada pela Fórmula 1 na próxima semana deverá incluir um prolongamento da estadia no continente europeu.
Para além do Autódromo Internacional do Algarve, as pistas de Mugello e Imola também têm sido constantemente mencionadas como candidatas a um lugar no calendário de 2020.
“É fantástico, estou muito feliz por ouvir isso, porque essas são pistas que adoro”, disse Ocon. “São circuitos da velha escola, como Mugello ou Imola, uma pista onde corri há não muito tempo na Fórmula 3.”
“Ainda tenho que aprender Portimão. Fiz muitas voltas no simulador que tenho em casa, o que é bom. Mas gosto de fazer muitras corridas e, se esta for a forma de podermos fazer mais no futuro, é fantástico.”
“O primeiro circuito que ouvi foi Mugello”, disse Ricciardo. “Foi um circuito onde corri pela primeira vez em 2007 e foi o meu circuito favorito nessa temporada. Adorei as curvas rápidas.”
“Na Fórmula 1, seria incrível. Fizemos um teste lá, acho que foi em 2012. Mas estes carros de 2020 seriam brutais lá. Por isso ficarei certamente entusiasmado se essa corrida acontecer.”
Recorde-se que foi no traçado algarvio que o australiano conquistou o mais recente título da sua carreira, na Fórmula 3 Britânica em 2009.
“Tenho boas memórias de Portimão, foi lá que conquistei o meu título na Fórmula 3”, acrescentou. “Foi um circuito que gostei muito, com alguma boa elevação e curvas bastantes rápidas e fluídas.”
“Portanto, não ficarei desapontado se algum deles for adiante. Ficaria muito entusiasmado. E acho que vou investir num simulador para me atualizar, mas estou bastante familiarizado com pelo menos esses dois circuitos.”